Prostatites

INFECÇÕES DA PRÓSTATA – PROSTATITES

Doenças inflamatórias da Próstata (Prostatites): A próstata pode ser sede de diversos processos infecciosos denominados prostatites. De uma forma sumária podemos dividir as prostatites em formas agudas e crônicas.

Prostatite aguda: Trata-se de um quadro infeccioso grave que geralmente acomete indivíduos idosos com dificuldade miccional prévia. Bactérias presentes na urina atingem a próstata e provocam sintomatologia exuberante. Caracteriza-se pela presença de mal estar, febre alta, dor no períneo e sinais de toxemia. Existe grande dor durante a realização de toque retal. O tratamento é feito através de antibióticos e medidas de suporte geral. Em alguns casos pode haver formação de abscessos prostáticos e os mesmos podem necessitar serem drenados para haver resolução do quadro.

Prostatite crônica: Trata-se de um quadro menos agudo em que o paciente apresenta queixas pouco específicas como dores perineais vagas, dor inguinal, dor à ejaculação ou mesmo presença de sangue no esperma. Pode acometer indivíduos de várias idades e decorre de infecções bacterianas ou por Clamydea. O diagnóstico é feito através de exames de urina e esperma e o tratamento realizado com antibióticos. Pacientes portadores de prostatite crônica podem apresentar também alterações de espermograma.

Em Breve